Sobre Fernanda Dias.

                                                                          
                                                                                             
 Fernanda Dias Atriz     DRT- 28122                 
      
Fernanda Dias / Atriz / Bailarina/Preparadora Corporal







Fernanda Dias é atriz profissional e bailarina de dança Afro-Brasileira e Dança Contemporânea. É formada pelo SENAC RIO RJ e Centro de Estudo Artístico Experimental do SESC RIO, Coordenação Ana Kfouri. É especialista em preparação corporal para atores formada pela Faculdade de Dança Angel Vianna. É fundadora de Os Ciclomáticos CIA de Teatro, participou de mais de 10 espetáculos teatrais e com as obras, recebeu vários prêmios de melhor atriz. É também colaboradora do CTO Centro de teatro do Oprimido, fundado por Augusto Boal. Atuou como preparadora corporal e atriz, no espetáculo "Cor do Brasil" escrito por Barbara Santos, curinga Internacional do CTO. O espetáculo participou em, 2010 do Festival Mundial de Artes Negras em Senegal, África e em 2011,  FESTILIP Festival da Língua Portuguesa.



 Licenciada em Serviço Social, pela Universidade Augusto Motta, Pós Graduada em Pedagogia Empresarial, pela faculdade Cândido Mendes e atualmente cursa Pós Graduação em Preparação Corporal para Artes Cênicas na Faculdade Angel Viana e na mesma instituição participa das aulas de Dança Contemporânea. Participa de diversos Workshops de dança Afro e Contemporânea e desde de 2011 desenvolve uma pesquisa sobre "Composição Corporal para o Corpo do Ator".



  Estudou com; Sueli Guerra (Dança Contemporânea), Fabian Gandini (Dança Contemporânea),
Kleber Lourenço (Investigação Corporal), Alice Ripoll (Dança Contemporânea). Charles Nelson
(Dança Afro Orixás), Mônica da Costa (Dança  Afro Contemporânea).

Trabalhos TV / Cinema
               Chico Xavier (O Filme) - Mundo do Cinema 2009

               Gabriela (Mini Série- TV Globo 2012)

               Produtos Larws - Buenos Aires-  2013

              A Corrente- Curta Metragen de Marcos Percinoto-

              Apresentação Cerimnônia de Encerramento ENCONTRARTE, Encontro 

de Teatro da Baixada Fluminense em 2012.

                       Entrevistada   Blog Ciranda-   http://www.ciranda.net/article6970.html



         Trabalhos no Teatro: 

 * Super Coffin ou Sonho de uma Noite de Velório- Os Ciclomáticos CIA de Teatro- 1999
* Consummatum Est”-  Os Ciclomáticos CIA de Teatro- 2000
* Amargasalmas - Os Ciclomáticos CIA de Teatro -       2001
* A corrente de Eléia - Os Ciclomáticos CIA de Teatro-   2004
* Sobre Mentiras e Segredos - Os Ciclomáticos CIA de Teatro - 2005
* Antes que o Galo Cante - Os Ciclomáticos CIA de Teatro -       2006
* Minha Alma é Nada Depois Dessa História - Os Ciclomáticos CIA de Teatro - 2010
* Casa Grande e Senzala. Manifesto Musical Brasileiro - Os Ciclomáticos CIA DE Teatro - 2013
* Cor do Brasil - CTO Centro de Teatro do Oprimido - 2010
* Janta-me -   Dona Cena Investigação Teatral - 2011

  Trabalhos/Rádio Dublagem
* Rádio MEC Rio de Janeiro  - Núcleo de Radio dramaturgia  - www.ebc.com.br.
O Bebê de Tarlatana Rosa 2011.

Links:
* moglobo.globo.com (10/03/2013


























Os Ciclomáticos CIA de Teatro foi fundada em 06, de Setembro de 1996 no Rio de Janeiro, é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é a discussão, pesquisa, difusão e montagem de espetáculos teatrais. Atualmente é responsável pela residência artística do Teatro Municipal Ziembinsk, Tijuca RJ.


Teatro 




 Consummatum Est

 Inspirado no Bodas de Sangue, de Federico Garcia Lorca. Neste espetáculo recebeu Prêmio de Melhor atriz coadjuvante nos seguintes Festivai, XI FETECO - Festival de Teatro da Universidade Estadual do Centro-Oeste (PR); Prêmio de Melhor Atriz no 9º FESTI - Festival de Teatro de Ipatinga (MG); Indicado em todas as categorias e vencedor de três Prêmios no XIII Festival Nacional de Teatro de São Mateus (ES). Novembro de 2001 recebe o Prêmio Fundação Trianon de Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Espetáculo (2o. lugar) e recebe o Prêmio de Melhor Atriz  no II Festival Regional de Teatro de Campos do GoytacazesEm 2002 fica em cartaz no Teatro Miguel Falabella RJ, com grande sucesso de público e crítica. Apresenta-se no Teatro do SESC de Campos dos Goytacazes; no 26o. Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba (SP). Recebe Menção Honrosa em todas as Categorias na 3a. Edição do FETACAM – Festival Nacional de Teatro de Campo Mourão (PR).
















A Corrente de Eléia

Em 2002 atua no espetáculo A Corrente de Eléia que recebe o Prêmio de Melhor Espetáculo no 26¬º Festival de Teatro da FETAERJ, fica em cartaz na sala multiuso da CIA Atores de Laura no Teatro Miguel Falabella RJ durante três meses (julho a setembro), no Centro de Teatro do Oprimido RJ, apresenta-se em vários festivais de teatro com destaque para o Festival Internacional de Goiânia 2009 recendo na ocasião Prêmio de Melhor Atriz.
















------------------------------------------------------------------------------------------------------




   Amargasalmas

Em 2003 atua no espetáculo “amargasalmas”, recebe o Prêmio Paschoalino de Festival de Teatro da FETAERJ e é indicada a Melhor Atriz; Recebe também prêmio de Melhor Espetáculo e ficou em cartaz no Teatro Miguel Falabella em 2004 além de participar de diversos festivais no Estado do Rio.






Antes que o Galo Cante

Montado em 2006 sendo sucesso de público, o espetáculo Infantil Antes que o Galo Cante, já se apresentou em diversos Festivais de Teatro por todo Estado do Rio de Janeiro. Esteve no Teatro Gláucio Gil. Em 2007 o espetáculo ficou em cartaz também no Teatro Glauce Rocha, participa de diversos Festivais Nacionais de Teatro;   Juiz de Fora (MG), Americana (SP), Ponta Grossa (PR), Guaçuí (ES), São Mateus (ES), Limeira (SP).

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre Mentiras e Segredos



Em outubro de 2006 atua como atriz no  espetáculo “Sobre Mentiras e Segredos”, uma aprofundada pesquisa no universo Rodrigueano e que ficou em cartaz no Teatro Miguel Falabella e em dezembro no Teatro Gláucio Gil, se apresentou em Festivais Nacionais e Internacionais do Brasil. Este espetá recebeu o Prêmio de Melhor Conjunto de Atores, pelo belíssimo trabalho realizado no palco do Festival de Limeira São Paulo.






------------------------------------------------------------------------------------------------------



Minha Alma é Nada Depois Dessa História 
















No ano de 2009 atua no espetáculo de Rua Minha Alma é nada   Depois Desta História. Uma obra que contempla música e dança, e que foi contemplada com o Prêmio Artes Cênicas na Rua, ganhou Prêmio de melhor Esquete no Festival de Esquete de Cabo Frio, participou de diversos Festivais Nacionais de Teatro, destacando o
 FESTEP 2013 Festival Internacional e Performance  em Chancay Peru.




























Cor do Brasil  Centro de Teatro do Oprimido



Como colaboradora do Centro de Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, participa de alguns trabalhos de Centro nos grupos:

Teatro Fórum com o espetáculo Cor do Brasil.

Laboratório Anastácia. Uma pesquisa que visa discutir o massacre do racismo com a população negra, principalmente e principalmente sobre a teoria do embranquecimento, a ditadura de  alisar o cabelo do negro e a falta de representatividade que os negros tem dentro e fora do canal de comunicação.

 Iniciando sua pesquisa na "Composição Corporal para o Corpo do Ator Cênico"atuou como atriz e preparadora corporal no espetáculo Cor do Brasil. Este espetáculo apresentou em 2011 no FESTILIP Festival Internacional de Língua Portuguesa RJ, no Centro de Teatro do Oprimido em 2010, em comemoração ao 20 de Novembro, Dia da Consciência NegraEm dezembro do mesmo ano, Cor do Brasil representou o Brasil no III Festival de Artes Negras de Dakar na África, e integrou a caravana Caminhos da Paz com artistas do Senegal, Guiné-Bissau, Mauritânia e Bukina-Faso, para promover o intercambio político-cultural entre os artistas participantes e diversas comunidades de Ziguinchor, região de Casamança, até Dakar. Este espetáculo também se apresentou Dia Internacional da Luta pela Eliminação do Racismo dia 21 de Maço de 2012 no Centro Cultural Calouste  Gulbenkian, Rio de Janeiro, Brasil (Evento Chá Preto).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Casa Grande e Senzala Manifesto Musical Brasileiro






Manifesto Musical Brasileiro - livremente inspirado na obra de Gilberto Freyre
Release: como texto e pretexto para contar, através de músicas e lendas um pouco do que hoje é o povo brasileiro. Partindo dos índios, negros e portugueses, passando pelo canto das lavadeiras, dos sertanejos e pela poesia popular dos sambas de enredo, o espetáculo traz, através de uma narrativa anacrônica e não-linear, referenciada pelo Teatro de Revista, um pouco desse Brasil que habita em cada um de nós. Esse Brasil outrora menino, agora adolescente, cantado por Os Ciclomáticos Cia de Teatro, com autoria e direção de Ribamar Ribeiro, é um pouco de tudo isso, dessa mistura saborosa, dessa gente bonita. É um pouco dessa história que continua sendo escrita por cada um de nós. Casa Grande e Senzala - Manifesto Musical Brasileiro








SALVE ELA!

CAROLINA MARIA DE JESUS EM CENA .


 Concepção:

Este projeto é fruto da pesquisa acerca da obra de Carolina Maria de Jesus. As referências para a construção do espetáculo partiram dos escritos da autora, o seu tração estilístico, a própria biografia da autora, a sua personalidade e tudo aquilo que pertencesse ao universo da escritora. O projeto nasce do convite das professoras Valeria Rosito e Graça Salgado com o intuito de fazer parte do Projeto III Persona – GEDIR – Gênero, Discurso e Imagem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - I Colóquio Internacional Ela por Elas: O que lembram, o que esquecem, o que fica. Com este convite o dramaturgo e diretor Ribamar Ribeiro aceita a empreitada de homenagear esta grande mulher e escritora.




                                                                                             

2 comentários: